sexta-feira, 17 de maio de 2013

Informação


Partindo do principio de que a informação é um bem precioso, pois quanto melhor informados mais podemos fazer por nossa saúde, pensando assim a APREV – Associação de Pacientes Renais do Vale do Paraíba elaborou um programa de orientação nutricional destinado às pessoas que sofrem de Doença Renal Crônica e Aguda para ajudar a manter controlado os níveis de fósforo, cálcio, potássio, sódio e água no sangue em equilíbrio e com isso tornar seu tratamento ainda melhor.

Pessoas bem nutridas resistem mais às infecções, às cirurgias e ao próprio tratamento dialítico. Portanto, você que faz diálise, seja ela peritoneal ou hemodiálise, deve cuidar da sua alimentação e do seu estado nutricional, pois esta é uma tarefa tão importante quanto tomar os medicamentos na hora certa e comparecer às consultas e sessões de diálise.
Um bom estado nutricional significa estar com o peso ideal para a sua idade e altura, ter bons músculos, dentes em bom estado de conservação ou próteses (dentaduras) adequadas, capazes de realizar uma boa mastigação. Também significa cuidar bem da pele e dos cabelos. Tudo isso está relacionado com uma boa alimentação, ou seja, comer os alimentos certos, nas quantidades certas e com intervalos de tempo regulares. O (a) nutricionista é o profissional que pode lhe acompanhar, dando orientações apropriadas, pois cada pessoa tem sua própria necessidade de alimentos e complementos alimentares ou um peso ideal a ser atingido. Este programa nutricional trás explicações e dicas sobre as substâncias contidas nos alimentos, quais alimentos são normalmente recomendados ou devem ser evitados. 

Nenhum comentário: